segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Vacinas

Imagem: internet

Esse mês vai começar a maratona das vacinas. São muitas, dá até desespero de pensar nas agulhinhas... Mas são importantíssimas.

Sobre esse assunto, também tem alguns poréns que só sendo mãe para saber: as vacinas dos postos de saúde não são iguais às das clínicas particulares, infelizmente...

Das muitas vacinas que o bebê de 2 meses tem que tomar, a Hexavalente une 6 em uma picadinha só: a Tríplice, Haemophilus, Poliomelite e segunda dose da Hepatite B (a primeira ela tomou na maternidade).
Nesse caso a diferença entre o público e o particular é que a vacina dos postos dão maiores reações, por serem o vírus vivos atenuados, ao contrário das vacinas dos clínicas particulares, nas quais as vacinas são de vírus inativados. Sem contar que nos postos nem sempre ela é existente, precisando dar mais picadinhas no bebê.

A Rotavirus é por via oral, a diferença entre a do posto e da clínica é simples: a do posto cobre apenas o  virus existente no Brasil, enquanto a das clínicas abrange também os vírus existentes em outros países, como os Estados Unidos.

A Pneomocócica, pelo o que eu entendi, a mais doída de todas, no posto ela é conjugada para 10 doenças provocadas pelo Pneomococo; já a das clínicas, conjuga 13.

Para mim foi novidade essa diferença. Daqui alguns dias, levaremos nossa pequena para levar as picadinhas e venho contar como foi e se deu reação ou não. É só preparar o coração de mãe....

Nenhum comentário:

Postar um comentário